PROFESSORA JAQUELINE DE ALMEIDA PESSOA ALLEGRINI | ||||
ANO: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | BIMESTRE 3º | SEMANA 29 | TÓPICO FINANÇAS PESSOAIS | DURAÇÃO 3 tempos de 50 minutos |
METODOLOGIA | Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. Os alunos devem ser incentivados a inovar, liderar projetos, criar soluções e trabalhar em grupo. | |||
RECURSOS | Quadro branco ou Datashow para a apresentação do conteúdo; folha A4, cartolina, caneta, canetinha, fotos dos sonhos para a construção do Quadro dos Sonhos e a definição de metas pelo Método SMART. | |||
COMO SERÁ A AULA | Os alunos precisam conhecer os conceitos necessários para a construção do conhecimento. No primeiro momento, a aula pode ser expositiva. O professor apresentará os conceitos de Finanças Pessoais e Educação Financeira. | |||
No segundo momento o professor se tornará um mediador, instigando os alunos a pensarem em seus sonhos e apresentando a atividade Quadro dos Sonhos. A partir dos sonhos os alunos precisam criar metas para alcançá-los. | ||||
Chegou a hora de apresentar aos alunos o Método SMART para que eles definam essas metas. | ||||
OBJETIVOS | "Mostrar aos estudantes que os conceitos de Finanças não são aplicados apenas em projetos empreendedores, mas também em projetos pessoais." | |||
ATIVIDADES | QUADRO DOS SONHOS: Monte um quadro dos sonhos, pode ser em uma folha, em uma cartolina ou mesmo na parede do quarto ou do guarda-roupa, o importante é o quadro ficar sempre visível. Ele servirá de estímulo para que você siga com sua meta e alcance os seus objetivos. | |||
Depois de montar o quadro de sonhos, defina metas para alcançá-los utilizando o Método SMART. | ||||
AVALIAÇÃO | Participação em aula e realização das atividades sugeridas. Desempenho em grupo e individual. É importante considerar não apenas o resultado final mas o desenvolvimento do aluno ao longo das atividades. | |||
ANO: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | BIMESTRE 3º | SEMANA 30 | TÓPICO PLANEJAMENTO FINANCEIRO | DURAÇÃO 3 tempos de 50 minutos |
METODOLOGIA | Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. Os alunos devem ser incentivados a inovar, liderar projetos, criar soluções e trabalhar em grupo. | |||
RECURSOS | Quadro branco ou Datashow para a apresentação do conteúdo; folha A4 e régua para a construção da planilha manual. Pode ser realizada no laboratório de informática para construir a planilha eletrônica e o próprio celular do aluno com uso de aplicativos. | |||
COMO SERÁ A AULA | O professor vai apresentar para os alunos o conceito de Planejamento Financeiro, pessoal e familiar, e falar da importância de saber o valor do dinheiro explicando o cálculo para saber quanto vale um dia de trabalho. O professor deve então questionar a turma: será que as pessoas se endividam porque não tem dinheiro o suficiente ou porque tentam manter um padrão de vida que não é delas? | |||
A partir desse momento o professor vai trabalhar a atividade PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE FAMÍLIAS FICTÍCIAS que deve ser realizada em grupo. Conceitos como despesas, receitas, controle e orçamento devem ser trabalhados. | ||||
OBJETIVOS | Colocar em prática os conceitos aprendidos sobre Finanças e Planejamento Financeiro | |||
ATIVIDADES | PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE FAMÍLIAS FICTÍCIAS: Atividade em Grupo. Os alunos devem montar o orçamento em uma planilha, anotando todos os gastos da família (outros gastos podem ser acrescentados caso o aluno queira). Com o orçamento pronto chegou a hora de analisar onde cada família pode poupar para alcançar os objetivos traçados. O objetivo aqui é colocar em prática o Planejamento Financeiro. | |||
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL OU FAMILIAR: Atividade Individual. Agora é hora de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula e montar o orçamento e Planejamento Financeiro da família. Para isso os alunos devem tentar se lembrar, junto com a família, de todos os gastos que possuem em um mês e depois, anotar todos os gastos por 30 dias. Montar um orçamento e comparar o esperado com o real e depois analisar os gastos do mês, para saber onde é possível gastar menos. | ||||
AVALIAÇÃO | Participação em aula e realização das atividades sugeridas. Desempenho em grupo e individual. É importante considerar não apenas o resultado final mas o desenvolvimento do aluno ao longo das atividades. |
Esse blog faz parte do Projeto Final (Produto Tecnológico Educacional) da Pós-Graduação em Empreendedorismo e Gestão para Professores do Ensino Médio - FOREMP/UFF. Esse projeto faz parte do Macrotema, “Planejamento de Recursos”, trilha do ano 1, 3º Bimestre. Público-Alvo: Professores que buscam orientação sobre como ministrar o conteúdo abordado e alunos que buscam conhecimento sobre finanças pessoais, planejamento pessoal e construção de projeto de vida. Orientação: Professora Joysi Moraes
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PLANEJAMENTO 2022 - 2ª PARTE - Planner 2022
Hoje eu vou disponibilizar um Planner Financeiro bem simples para você imprimir e organizar as suas finanças em 2022. Basta clicar aqui par...
-
Aqui você encontrará conceitos, atividades, vídeos e dicas, que ajudarão professores e estudantes a desenvolverem, de forma simples e obje...
-
Hoje eu vou disponibilizar um Planner Financeiro bem simples para você imprimir e organizar as suas finanças em 2022. Basta clicar aqui par...
-
Começar o controle financeiro não é tão difícil, mas é preciso ter disciplina. Para montar o orçamento é preciso fazer um levantamento d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário